Pular para o conteúdo principal

A COSMOGONIA BÍBLICA/ A CRIAÇÃO

A cosmogonia trata da origem e da evolução do universo, ou seja, sua função é descobrir como surgiram a terra e os demais planetas e astros.
Vamos ver como  as pessoas da antiguidade encaravam a questão da origem do universo.
a) Acadianos, sumérios e babilônios
Os povos que habitava a antiga mesopotâmia, elaboraram uma teoria composta entre o terceiro e o segundo milênio antes de Cristo diz que os deuses travaram batalhas com as forças desagregadoras. Destas lutas teriam surgido os céus, a terra, o mar, os animais e o ser humano.
b) Gregos
Mais desenvolvidos cientificamente que os povos da antiguidade, tiveram vários filósofos com diferentes posicionamentos.
* Anaximandro – ensinava que o mundo teve origem de uma substância indefinida: apeíron, em grego, sem fim.
* Tales de Mileto – segundo ele tudo veio da água. Foi levado a ter este posicionamento depois de verificar a presença da água em todas as coisas.
* Anaxímenes de Mileto – afirmava ser o ar o princípio de tudo. Argumentava que tudo dependia do ar ( fogo, água em estado gasoso...).
* Heráclito – argumentava estarem as coisas em constante devenir. Tudo corre, tudo flui ensinava. O cosmo transmuta-se constantemente.
* Empédocles – cria nos quatro elementos originais: ar, água, fogo e terra. Mais tarde esta tese seria empossada por Aristóteles.
*Anaxágoras – o universo é formado por partículas diminutas – podem estar em estado animado ou não. Aristóteles chamou estas partículas de homeomerias.
* Leucipo – afirma que todas as coisas (inclusive a alma) são compostas por corpúsculos invisíveis a olho nu. Chamou tais corpúsculos de átomos que, em grego, significa: aquilo que não pode ser dividido. Hoje sabemos que a fusão do átomo é possível.
* Pitágoras de Samos – Devoto da matemática, apontava Deus como a Grande Unidade e o Número Perfeito. Deste Número Perfeito, ensinava, originou-se tudo o que existe.
* Xenófanes – Era monoteísta e desprezava a mitologia helena. Cria ser o universo obra de um Deus único e verdadeiro. É um dos poucos gentios a ter uma concepção quase perfeita com relação ao criacionismo bíblico, embora ignorasse a existência das Escrituras.
c) Outros
* Os índios da América do Norte – a matéria original do universo é a própria terra.
* Maias – uma criação em três partes: primeiro Hunab, o deus único, cria-se a si mesmo. Em seguida, ele fez os céus e a terra. Na última parte, Hunab misturando terra e água forma o primeiro homem. Os maias consideravam a terra e a água as matérias primas do universo.
* Os índios brasileiros – dois deuses criadores: Monã, criador do céu, da terra e dos animais; e Amã Atupane (provavelmente Tupã), criador do mar. Os jesuítas consideravam Amã Atupane a mais correta idéia de deus dos nativos desta parte do continente americano.
c) O que a Bíblia diz acerca da matéria prima original
No que diz respeito à matéria prima original os hebreus destoam totalmente dos demais povos. Não se ocupavam da cosmogonia. Criam firmemente que “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Não diz o Pentateuco (a Torah) que a terra e os céus foram chamados à existência a partir da Palavra de Deus? Por que se ocupar de uma matéria eterna se a eternidade é um atributo exclusivo do Todo Poderoso?
O autor da epístola aos Hebreus escreve: “Pela fé entendemos que foi o Universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” (Hebreus 11:23)
Significa que Deus criou o universo ex nihilo, ou seja, a partir do nada. Foi o que Paulo quis deixar bem claro aos filósofos epicureus e estóicos quando de seu discurso no Areópago de Atenas: “O Deus que fez o mundo e tudo que nele existe...” (Atos 17:24).
Charles C. Ryrie, renomado teólogo diz: “ Criatio ex nihilo. Esta frase significa que ao criar, Deus não empregou matérias primas preexistentes. Indica-o Hebreus 11:3 bem como o relato de Gênesis 1. Antes de seu Fiat criativo, não havia outra classe de existência fenomenológica. Isto exclui a idéia de que a matéria seja eterna. Criatio ex nihilo é um conceito que ajuda, desde que entendamos o seu real significado. Ou seja: que entidades físicas foram criadas dos recursos não físicos da onipotência de Deus”.
A partir desta perspectiva torna-se muito mais fácil e emocionante estudar a geografia das terras que serviram de cenário à História da Salvação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hermenêutica - Próxima matéria na Comunidade Fruto do Espírito - Início em fevereiro

Dando continuidade ao curso iniciado em 2010, estaremos de volta às aulas em fevereiro na Comunidade Fruto do Espírito, no Bairro Maria Goreth em Belo Horizonte. Já foram aplicadas as matérias Hebraico; História de Israel; Raízes Bíblicas; Aliança de Sangue; Realidades da Nova Criação; Justiça de Deus e Métodos de Estudo da Bíblia. Agora, iniciaremos Hermenêutica. Inscrições abertas com Ivone -  Fruto do Espírito Início em 1 de fevereiro de 2011. Informações: 2512-8969 Horário: 14 às 18 horas.

Inscrições abertas para o curso de Grego Bíblico!

GREGO BÍBLICO - BH Alfabetização, gramática, leitura e iniciação à tradução de textos bíblicos. Início em 7 de fevereiro de 2015 Duração: 5 meses Aulas aos sábados de 14:00 às 16:00 horas. Informações e inscrições: 2512-8969  e 9214-3745

SÉRIE: REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA I

“De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Salmo 119: 10 – 11 Todo cristão tem em seu coração o desejo em prosseguir e conhecer a Palavra de Deus, pois ele reconhece e sabe que é através desta Palavra que os segredos de Deus são revelados a ele. Nesta série estamos compartilhando princípios para uma correta interpretação das Escrituras e você é o nosso convidado a mergulhar neste ensino. Regras gerais de interpretação: REGRA UM: TRABALHE PARTINDO DA PRESSUPOSIÇÃO DE QUE A BÍBLIA TEM AUTORIDADE Tradição, razão ou Escrituras, consciente ou inconsciente é comum adotar umas das três citações como autoridade máxima ao estudar a Bíblia. Na Igreja Católica Romana, por exemplo, a tradição é o juiz e em boa parte do protestantismo é o racionalismo que ocupa este lugar, mas um cristão fiel não deve abrir mão de ter as Escrituras como sua autoridade maior, pois somente reconhec