Pular para o conteúdo principal

PORQUE ESTUDAMOS GEOGRAFIA BÍBLICA

O homem tem uma necessidade muito forte de determinar uma concepção de espaço. Por isso sempre pergunta: onde exatamente se deu este fato? Onde começou? E onde será o término de tudo?
Para responder estas questões precisamos unir ao estudo da história, o estudo da Geografia, situando cada fato em seu respectivo contexto, buscando informações em cada sítio arqueológico, teremos uma idéia ampla e clara do habitat bíblico.
Atualmente a Geografia não se limita apenas a descrever lugares, climas, vegetações, hidrografias; propõe-se a explicar os fatos e suas diversas relações.
Podemos então definir Geografia como descrição sistemática e ordenada da superfície da terra e meio de pesquisa das relações entre o meio natural e os diversos grupamentos humanos.
O estudo da Geografia Bíblica permite o conhecimento das diferentes áreas da terra relacionadas com os fatos narrados nas Escrituras, dando-lhes mais consistência e autenticidade, auxiliando na interpretação e compreensão dos fatos bíblicos, do impressionante e singular relato dos grandes feitos de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hermenêutica - Próxima matéria na Comunidade Fruto do Espírito - Início em fevereiro

Dando continuidade ao curso iniciado em 2010, estaremos de volta às aulas em fevereiro na Comunidade Fruto do Espírito, no Bairro Maria Goreth em Belo Horizonte. Já foram aplicadas as matérias Hebraico; História de Israel; Raízes Bíblicas; Aliança de Sangue; Realidades da Nova Criação; Justiça de Deus e Métodos de Estudo da Bíblia. Agora, iniciaremos Hermenêutica. Inscrições abertas com Ivone -  Fruto do Espírito Início em 1 de fevereiro de 2011. Informações: 2512-8969 Horário: 14 às 18 horas.

Inscrições abertas para o curso de Grego Bíblico!

GREGO BÍBLICO - BH Alfabetização, gramática, leitura e iniciação à tradução de textos bíblicos. Início em 7 de fevereiro de 2015 Duração: 5 meses Aulas aos sábados de 14:00 às 16:00 horas. Informações e inscrições: 2512-8969  e 9214-3745

SÉRIE: REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA I

“De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Salmo 119: 10 – 11 Todo cristão tem em seu coração o desejo em prosseguir e conhecer a Palavra de Deus, pois ele reconhece e sabe que é através desta Palavra que os segredos de Deus são revelados a ele. Nesta série estamos compartilhando princípios para uma correta interpretação das Escrituras e você é o nosso convidado a mergulhar neste ensino. Regras gerais de interpretação: REGRA UM: TRABALHE PARTINDO DA PRESSUPOSIÇÃO DE QUE A BÍBLIA TEM AUTORIDADE Tradição, razão ou Escrituras, consciente ou inconsciente é comum adotar umas das três citações como autoridade máxima ao estudar a Bíblia. Na Igreja Católica Romana, por exemplo, a tradição é o juiz e em boa parte do protestantismo é o racionalismo que ocupa este lugar, mas um cristão fiel não deve abrir mão de ter as Escrituras como sua autoridade maior, pois somente reconhec