Pular para o conteúdo principal

Dialogue 2 - 13 de outubro - A língua hebraica

          A nossa Bíblia foi escrita principalmente em dois idiomas: hebraico e grego. Precisamos entender que mesmo o Novo Testamento tendo sido escrito em grego a mentalidade judaica está entranhada no texto.
            Deus criou todas as coisas pela sua Palavra, ele se comunicava com o homem usando palavras e quando deu ensinos e mandamentos ao homem o deu através de palavras. Em que língua? No hebraico.
            As Tábuas do Testemunho, Tábuas da Lei ou os Dez Mandamentos foram escrito em hebraico com o dedo de Deus e entregues a Moisés com a orientação de escrever tudo o que ele tinha ouvido no Monte Sinai. Em que língua? Mais uma vez a resposta é Hebraico.
            Hebraico era a língua falada por Jesus, usada por ele para se apresentar a Paulo, ainda Saulo, no caminho para Damasco. Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo vivia em Israel, era fariseu, um estudioso da Tanah (Antigo Testamente) e em tudo cumpriu a Lei dado por Deus no Sinai. (Lembrem-se Ele veio para “cumprir” não para “revogar” a lei).
            Pois muito bem, devemos estudar hebraico juntamente com a cultura bíblica para compreender melhor a Bíblia como um todo e principalmente as palavras de nosso Mestre Jesus. Não estamos dizendo que é essencial, mas sim que é de grande ajuda conhecer os escritos bíblicos em seus originais
            Um bom exemplo é a palavra Torah traduzida simplesmente como lei ou ensino. Esta palavra é formada por uma raiz e ainda por palavras que derivam dela como por exemplo: uma delas significa lançar, jogar; outra significa impactar; outra ainda significa ensinar e a última significa herança. Poderíamos dizer então que a Torah, na verdade, é ensino lançado para impactar, dado como herança...  E verdadeiramente o ensino da Palavra lançada (jogada, semeada) vem impactando geração após geração deste os tempos bíblicos. É nossa herança...
            Outro exemplo é a palavra Bereshit, usualmente traduzida por Gênesis (Princípio). A palavra inicia com a letra Bêt que é uma preposição e significa em, no. Logo após temos a palavra resh que quer dizer mente, entendimento, cabeça. Finalmente temos o sufixo Tav que significa para (indicando finalidade). Muito bem, então, juntando tudo temos o seguinte significado para Bereshit na mente para; ou seja, a criação foi o externar da mente de Deus para quem? Para o homem (humanidade = Adam).
            Muitos e muitos mais segredos estão contidos na Palavra de Deus e na língua hebraica. Basta que nos debrucemos sobre a Palavra. O Espírito Santo nos revela à medida que conhecemos.
            Por isso, fica o convite... Vamos nos debruçar sobre a Palavra e estudá-la e a graça do Senhor se derramará em revelações incontáveis.

            No amor do Cordeiro

            Elizabeth Alves Pinto
            Coordenação Abba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÉRIE: REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA I

“De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Salmo 119: 10 – 11 Todo cristão tem em seu coração o desejo em prosseguir e conhecer a Palavra de Deus, pois ele reconhece e sabe que é através desta Palavra que os segredos de Deus são revelados a ele. Nesta série estamos compartilhando princípios para uma correta interpretação das Escrituras e você é o nosso convidado a mergulhar neste ensino. Regras gerais de interpretação: REGRA UM: TRABALHE PARTINDO DA PRESSUPOSIÇÃO DE QUE A BÍBLIA TEM AUTORIDADE Tradição, razão ou Escrituras, consciente ou inconsciente é comum adotar umas das três citações como autoridade máxima ao estudar a Bíblia. Na Igreja Católica Romana, por exemplo, a tradição é o juiz e em boa parte do protestantismo é o racionalismo que ocupa este lugar, mas um cristão fiel não deve abrir mão de ter as Escrituras como sua autoridade maior, pois somente reconhec

Inscrições abertas para o curso de Grego Bíblico!

GREGO BÍBLICO - BH Alfabetização, gramática, leitura e iniciação à tradução de textos bíblicos. Início em 7 de fevereiro de 2015 Duração: 5 meses Aulas aos sábados de 14:00 às 16:00 horas. Informações e inscrições: 2512-8969  e 9214-3745

Inscrições abertas para Hebraico e Grego 2º Semestre

Hebraico  Sextas Feiras Início em 5 de agosto 19 às 21 horas Prof. Erike C. Lourenço Mais Informações acesse aqui. Grego Terças Feiras Início em 2 de agosto 19 às 21 horas Prof. Emerson Amaral Mais informações acesse aqui. Incrições:  clique aqui!