Pular para o conteúdo principal

Dialogue 2 - 13 de outubro - A língua hebraica

          A nossa Bíblia foi escrita principalmente em dois idiomas: hebraico e grego. Precisamos entender que mesmo o Novo Testamento tendo sido escrito em grego a mentalidade judaica está entranhada no texto.
            Deus criou todas as coisas pela sua Palavra, ele se comunicava com o homem usando palavras e quando deu ensinos e mandamentos ao homem o deu através de palavras. Em que língua? No hebraico.
            As Tábuas do Testemunho, Tábuas da Lei ou os Dez Mandamentos foram escrito em hebraico com o dedo de Deus e entregues a Moisés com a orientação de escrever tudo o que ele tinha ouvido no Monte Sinai. Em que língua? Mais uma vez a resposta é Hebraico.
            Hebraico era a língua falada por Jesus, usada por ele para se apresentar a Paulo, ainda Saulo, no caminho para Damasco. Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo vivia em Israel, era fariseu, um estudioso da Tanah (Antigo Testamente) e em tudo cumpriu a Lei dado por Deus no Sinai. (Lembrem-se Ele veio para “cumprir” não para “revogar” a lei).
            Pois muito bem, devemos estudar hebraico juntamente com a cultura bíblica para compreender melhor a Bíblia como um todo e principalmente as palavras de nosso Mestre Jesus. Não estamos dizendo que é essencial, mas sim que é de grande ajuda conhecer os escritos bíblicos em seus originais
            Um bom exemplo é a palavra Torah traduzida simplesmente como lei ou ensino. Esta palavra é formada por uma raiz e ainda por palavras que derivam dela como por exemplo: uma delas significa lançar, jogar; outra significa impactar; outra ainda significa ensinar e a última significa herança. Poderíamos dizer então que a Torah, na verdade, é ensino lançado para impactar, dado como herança...  E verdadeiramente o ensino da Palavra lançada (jogada, semeada) vem impactando geração após geração deste os tempos bíblicos. É nossa herança...
            Outro exemplo é a palavra Bereshit, usualmente traduzida por Gênesis (Princípio). A palavra inicia com a letra Bêt que é uma preposição e significa em, no. Logo após temos a palavra resh que quer dizer mente, entendimento, cabeça. Finalmente temos o sufixo Tav que significa para (indicando finalidade). Muito bem, então, juntando tudo temos o seguinte significado para Bereshit na mente para; ou seja, a criação foi o externar da mente de Deus para quem? Para o homem (humanidade = Adam).
            Muitos e muitos mais segredos estão contidos na Palavra de Deus e na língua hebraica. Basta que nos debrucemos sobre a Palavra. O Espírito Santo nos revela à medida que conhecemos.
            Por isso, fica o convite... Vamos nos debruçar sobre a Palavra e estudá-la e a graça do Senhor se derramará em revelações incontáveis.

            No amor do Cordeiro

            Elizabeth Alves Pinto
            Coordenação Abba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hermenêutica - Próxima matéria na Comunidade Fruto do Espírito - Início em fevereiro

Dando continuidade ao curso iniciado em 2010, estaremos de volta às aulas em fevereiro na Comunidade Fruto do Espírito, no Bairro Maria Goreth em Belo Horizonte. Já foram aplicadas as matérias Hebraico; História de Israel; Raízes Bíblicas; Aliança de Sangue; Realidades da Nova Criação; Justiça de Deus e Métodos de Estudo da Bíblia. Agora, iniciaremos Hermenêutica. Inscrições abertas com Ivone -  Fruto do Espírito Início em 1 de fevereiro de 2011. Informações: 2512-8969 Horário: 14 às 18 horas.

Inscrições abertas para o curso de Grego Bíblico!

GREGO BÍBLICO - BH Alfabetização, gramática, leitura e iniciação à tradução de textos bíblicos. Início em 7 de fevereiro de 2015 Duração: 5 meses Aulas aos sábados de 14:00 às 16:00 horas. Informações e inscrições: 2512-8969  e 9214-3745

SÉRIE: REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA I

“De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Salmo 119: 10 – 11 Todo cristão tem em seu coração o desejo em prosseguir e conhecer a Palavra de Deus, pois ele reconhece e sabe que é através desta Palavra que os segredos de Deus são revelados a ele. Nesta série estamos compartilhando princípios para uma correta interpretação das Escrituras e você é o nosso convidado a mergulhar neste ensino. Regras gerais de interpretação: REGRA UM: TRABALHE PARTINDO DA PRESSUPOSIÇÃO DE QUE A BÍBLIA TEM AUTORIDADE Tradição, razão ou Escrituras, consciente ou inconsciente é comum adotar umas das três citações como autoridade máxima ao estudar a Bíblia. Na Igreja Católica Romana, por exemplo, a tradição é o juiz e em boa parte do protestantismo é o racionalismo que ocupa este lugar, mas um cristão fiel não deve abrir mão de ter as Escrituras como sua autoridade maior, pois somente reconhec